A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) reforçou a importância do respeito “à vida, às orientações e aos desejos” de todas as pessoas, durante a cerimônia em que recebeu o Prêmio Aliadas 2024, do Grupo Dignidade, na noite desta quinta-feira (14/03).
“Ninguém pode ter vergonha de ser o que é”, disse Márcia ao receber o troféu. “Podem contar comigo nesta causa da vida e do respeito”, completou, lembrando a importância do trabalho do grupo ao longo de seus 32 anos de existência.
O prêmio reconhece pessoas, organizações e programas que contribuíram para causa LGBTI+, que tem no Grupo Dignidade uma ONG pioneira no país.
Criador e diretor-executivo do grupo, Toni Reis destacou o apoio de Márcia às políticas públicas na área, principalmente contra violência e discriminação, além do trabalho pela implementação no Paraná de um conselho estadual dos direitos das pessoas LGBTI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, intersexuais).
O processo de criação do conselho, que tem abordagem multidisciplinar e representantes dos setores público, privado e ONGs, está em andamento no estado. Em Curitiba, o Conselho Municipal da Diversidade Sexual foi instituído em 2023.
Saúde
Além do trabalho em defesa dos direitos dos LGBTI+, Márcia foi responsável por ações na área de saúde com forte impacto positivo neste público.
Presidente do Grupo Dignidade, Lucas Siqueira lembrou o trabalho da então secretária municipal de Saúde (2017 a 2022) na implantação do ambulatório para pessoas trans na capital, que faz acompanhamento hormonal e psicológico desse público.
Curitiba foi ainda uma das primeiras cidades do país a implementar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), em 2028. O tratamento faz parte do programa do Ministério da Saúde voltado a evitar a transmissão de aids e tem o público LGBTI+ como população-chave. Atualmente, o município atende com PrEP cerca de três mil pessoas (de diferentes orientações sexuais), por meio da Central Saúde Já e também em unidades físicas.




Nenhum comentário