Minha vida

“Eu sou aquela mulher a quem o tempo muito ensinou.
Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota,
renunciar a palavras e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos e ser otimista.”

Cora Coralina, poeta.

Descendente de italianos por parte de mãe e de ucranianos por parte de pai, Marcia Huçulak nasceu em Tangará (SC) e se mudou criança para Curitiba ainda aos 4 anos de idade, onde se criou em uma família muito unida e acolhedora.

Márcia baby
Márcia Huçulak

O pai, Vladimiro, e a mãe, dona Dilsa, proporcionaram toda a formação pessoal e católica, exercendo uma influência que se estende até hoje nas convicções e respeito de Márcia pelas pessoas.

Casada com Jurandir, é mãe de Bernardo e meio-mãe (como gosta de dizer) de Guilherme, filho de Jurandir.

É irmã da Mara, do Marcelo e do Marcos (já falecido); tia orgulhosa e parceira sempre presente de Marcelino, Lucas Arthur e Caetano.

Mora no Pinheirinho, na região Sul da capital. A casa é palco frequente de churrascos e encontros familiares, além de moradia dos amorosos Bobi (o Lhasa apso pequeno, mandão e inteligente de Bernardo que está há 11 anos com a família) e Beethoven (o robusto, simpático e obediente São Bernardo, adotado em 2018).

Além dos parentes de sangue, Marcia tem muitas amigas e amigos que considera presentes que a vida lhe proporcionou, verdadeiras irmãs e irmãos.

Gosta da vida, das pessoas, da singularidade e diversidade de cada ser humano. “Acredito que a graça da vida é fazer o bem e querer bem”, diz ela.

Católica, é uma pessoa de muita fé, vai às missas e acredita que cada um veio ao mundo com uma missão de vida.

Fã das coisas simples, se diverte dando banhos nos cachorros; adora fazer trilhas e caminhar ao ar livre; gosta de música (tem predileção especial por Gonzaguinha) e de conhecer novos lugares.

FORMAÇÃO E CARGOS

Antes de ser eleita deputada estadual pelo PSD do Paraná, Márcia Huçulak desenvolveu uma sólida carreira na gestão pública da área da Saúde, cujo ápice foi liderar o combate à covid-19 em Curitiba, como secretária municipal. Ela comandou a pasta entre 2017 e 2022.

Nas eleições de 2022, Márcia foi a candidata mulher ao cargo mais votada do Paraná, com 75.659 votos. Desse total, 57.368 votos vieram de Curitiba, o que a tornou a mais votada na capital entre todos os candidatos (homens e mulheres).

Veja como foi a carreira de Márcia até a eleição.

Estudos

Por gostar de cuidar das pessoas, Marcia escolheu ser enfermeira e fez faculdade na Pontifícia Universidade Católica do PR (PUC-PR).

Como se dedica de corpo e alma a tudo que faz, logo percebeu a necessidade de se capacitar cada vez mais e ampliar seu currículo.

Especializou-se em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, uma das mais gabaritadas instituições do setor no Brasil. Fez mestrado em Planejamento e Financiamento em Saúde pela Universidade de Londres (na Inglaterra).

Bem preparada e sempre muito dedicada, exerceu vários cargos relevantes ao longo de 35 anos dedicados à Saúde.

Começou a trabalhar na UTI do Hospital Evangélico, entrou para a Prefeitura em 1986, onde exerceu diversas funções. De 2017 a 2022 foi Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, liderando todo o enfrentamento do município à crise sanitária da covid-19, que considera o maior desafio profissional e pessoal de sua vida.

Ao longo da carreira, participou da elaboração de mais de uma dezena de publicações e artigos científico relacionadas à saúde pública e se consolidou como gestora de saúde pública.

“Sou movida a desafios”, resume Marcia. “Na minha vida profissional fui convidada inúmeras vezes a assumir funções que envolviam começar novos projetos, que aceitei com a determinação de quem busca sempre fazer bem feito e melhorar as coisas.”

Entre as diversas funções que exerceu, encontram-se:

  • Secretária Municipal de Saúde de Curitiba, entre 2017 e 2022.
  • Superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS).
  • Assessora do gabinete do secretário de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).
  • Superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa).
  • Superintendente de Gestão de Sistemas da Sesa.
  • Assessora técnica do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em Brasília).
  • Diretora de controle, avaliação e auditoria (SMS).
  • Diretora de regional de saúde (Sesa).
  • Diretora de planejamento (Sesa).
  • Diretora de saúde (Sesa).
  • Coordenadora de programa materno-infantil (SMS).
  • Supervisora de distrito de saúde (SMS).

Programas e projetos

Marcia participou da implantação, desenvolvimento ou gerenciamento de vários projetos relevantes na área da saúde:

  • HOSPSUS – Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS Paraná
  • APSUS – Programa de Qualificação da Atenção Primária no Paraná, de apoio a prefeituras, com investimentos, custeio e tutorias para as unidades de saúde.
  • MÃE PARANAENSE – atuou no programa quando houve redução de 40% na mortalidade materna.
  • LEGISLAÇÃO FEDERAL – como assessora técnica do CONASS, em Brasília, participou da formulação de várias políticas e programas, como as mudanças que agilizaram as transferências de recursos da União para estados e municípios e os repasses por meta atingida para hospitais.
  • ESCUTE SEU CORAÇÃO – programa criado em 2018, focado na promoção de saúde e prevenção de doenças. Desde então vem ajudando Curitiba a diminuir problemas causados, por exemplo, por obesidade e tabagismo.
  • SAÚDE JÁ – aplicativo criado em 2017 que facilita o acesso ao sistema de saúde municipal e já teve mais de 12 milhões de acessos.
  • CENTRAL 9000 – criado durante a pandemia e ampliado para outras áreas. Atende 261 mil pessoas por ano.
  • CURITIBA SEM MOSQUITO – programa criado para diminuir a incidência de dengue e outras doenças na capital.

Clique aqui e veja outras ações de Marcia na pandemia e aqui para ver ações de gestão geral da Saúde.