por Antônio Dilay, da Assembleia Legislativa do Paraná.
Nesta segunda-feira (27), o Grande Expediente da Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Paraná foi dedicado ao Jubileu de Ouro do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criada em 27 de maio de 1974. A iniciativa foi proposta pela deputada Márcia Huçulak (PSD) e contou com a presença da vice-reitora da UFPR, professores, coordenadores e alunos.
A proponente da homenagem, deputada Marcia Huçulak comentou: “A pandemia demonstrou a importância de um sistema de saúde robusto de profissionais preparados. E os profissionais que mais foram reconhecidos de alguma forma foram os profissionais de enfermagem que estavam à beira de tudo. Sem a enfermagem não há cuidado. Eu digo que a enfermagem é a ciência do cuidado, a ciência da vida. E a Universidade Federal está formando há 50 anos esses profissionais. Por isso, reconhecer todo esse esforço da criação do curso para a qualidade do sistema de saúde no Paraná e no Brasil, porque daqui saem profissionais até para o exterior. É bastante relevante reconhecer essa profissão que é profissão do passado, do presente e do futuro”.
A coordenadora do Curso de Enfermagem da UFPR, professora doutora Laura Christina Macedo, disse que ser uma honra receber a homenagem promovida pela Assembleia e agradeceu em nome do corpo docente. Ela também parabenizou as equipes de saúde de Curitiba e dos municípios parceiros da Região Metropolitana, da Rede Estadual de Saúde e do Complexo do Hospital de Clínicas da UFPR.
“É muito importante o reconhecimento do Legislativo para esse curso da Universidade Federal. Com certeza, isso dá visibilidade para a categoria da enfermagem. São 50 anos, meio século, formando enfermeiros e enfermeiras que estão gerindo serviços de saúde no município, na região metropolitana, em todo o estado”.
Nos 50 anos de atuação, formaram-se na instituição 1.677 enfermeiras e enfermeiros. São abertas 40 vagas por ano no vestibular. Atualmente o curso está composto por 66 professores e professoras, do corpo discente, 328 estudantes e corpo administrativo.
Homenagem
Em reconhecimento a toda a categoria de enfermagem, em nome do curso de graduação da UFPR, a Assembleia entregou uma placa em homenagem para a coordenadora do Curso de Enfermagem da UFPR, professora Laura Christina Macedo com os seguintes dizeres: “Homenagem aos 50 anos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná pelos relevantes serviços de ensino, pesquisa e formação de estudantes, contribuindo de maneira relevante para o desenvolvimento da profissão e no aprimoramento dos cuidados de saúde da população”.
Participantes
Participaram da cerimônia em homenagem a vice-reitora da UFPR, professora Graciela Bolzón de Muniz; o diretor do Setor de Ciências da Saúde, professor doutor Nelson Luís Barbosa Rebelatto; o vice-diretor do Setor de ciências da Saúde, professor Edison Luiz Almeida Tissot; a superintendente do complexo do Hospital de Clínicas, doutora Claudete Reggiani; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, professora doutora Nen Nalú Alves das Mercês; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Prática do cuidado em Saúde, professora doutora, Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt; a chefe do Departamento de Enfermagem, professora doutora Karla Crozeta Figueiredo; a vice-chefe do Departamento de Enfermagem, professora doutora Verônica de Azevedo Mazza; vice-coordenadora dos Cursos de Enfermagem, professora doutora Fernanda Moura D’Almeida Miranda; a presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem, Thays Regina Furman; a professora doutora Kariane gomes Cezario Roscoche; a professora doutora Lívia Cozer Montenegro; a técnica administrativa Josi Fernandes Dourado; o técnico administrativo Paulo Gustavo Machado e a integrante da Comissão Organizadora do Jubileu de Ouro do Curso de Enfermagem da UFPR, Laura Belgold.
Clique aqui e veja mais imagens da sessão.
Nenhum comentário