Na Assembleia Legislativa, Márcia Huçulak (PSD, 55.555) vai trabalhar para reforçar as políticas de Saúde e desenvolver áreas que influenciam diretamente a qualidade de vida da população.

A pauta legislativa da ex-secretária de Saúde de Curitiba inclui: garantir recursos para Saúde em momentos de crise, expandir o alcance de programas bem-sucedidos, modernizar a legislação para uso de tecnologia, reforçar a Atenção Primária à Saúde, estabelecer controles e metas para uso de recursos, entre outros itens (veja mais tópicos abaixo).

A agenda de deputada estadual terá como base toda a experiência de gestora pública com mais de 35 anos de trabalho, tendo enfrentado grandes desafios, como a pandemia de covid-19 e a recuperação do setor (que estava destroçado quando ela assumiu a secretaria).

Aprendizado

Márcia explica que a pandemia, por exemplo, deixou clara a necessidade de modernizar a legislação para prestação de serviços à distância e também para o uso de novas tecnologias. “As novas práticas precisam ser incorporadas em escala, com qualidade e segurança”, diz a ex-secretária.

Além disso, um dos fatores fundamentais para a excelência desenvolvida no enfrentamento da covid-19 em Curitiba foi a existência de um inédito Fundo de Emergência, instituído na cidade antes de a pandemia chegar. 

Com recursos assegurados e a casa completamente em ordem, Márcia deu vazão à toda competência técnica das equipes de saúde, com os insumos e equipamentos que eram necessários para atender mais de 500 mil infectados pela doença (uma sobrecarga nunca vista no sistema de Saúde).

“As cidades precisam, como teve Curitiba, garantia de recursos para momentos atípicos, como foi a pandemia. Isso vai garantir segurança econômica para a Saúde pública”, afirma.

O bom uso do dinheiro público é outra das bandeiras de Márcia. 

Para isso, é preciso buscar de maneira permanente o controle dos gastos (com critérios e controles bem definidos para repasses e aplicação do dinheiro) e a eficácia dos serviços prestados (de forma a evitar desperdícios).

Diálogo

Márcia defende também que os poderes Legislativo e Executivo estejam cada vez mais alinhados na priorização da melhoria da Saúde para a população. Por isso, a necessidade de uma boa articulação das ações.

“Passei grande parte da minha trajetória profissional buscando alinhar projetos e obter recursos necessários para implantá-los”, conta Márcia. “Já tenho uma interlocução muito próxima e efetiva com governador Ratinho Jr. e com o prefeito Rafael Greca, o que vai trazer ótimos resultados na Assembleia.”

VEJA AS BANDEIRAS QUE MÁRCIA VAI DEFENDER NA ASSEMBLEIA

  • FORTALECER AS POLÍTICAS PARA TERCEIRA IDADE, incrementando a qualidade de vida no período em que as pessoas mais precisam de apoio.
  • AMPLIAR RECURSOS PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE, cuidando mais das pessoas ao invés de “apenas” tratá-las quando já estão doentes.
  • REFORÇAR A PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE SAÚDE, de forma a diminuir casos críticos como AVCs, ataques cardíacos, crises de hipertensão e outros.
  • QUALIFICAR O USO DE RECURSOS PARA O TERCEIRO SETOR,  melhorando a prestação de serviços e otimizando o uso de dinheiro público.
  • PROMOVER LEGISLAÇÃO PARA USO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE, dando segurança jurídica para seu desenvolvimento e assegurando qualidade para população.
  • FORTALECER OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À DISTÂNCIA EM SAÚDE, ampliando o serviço, reduzindo custos e facilitando a vida das pessoas.
  • REFORÇAR A SEGURANÇA ECONÔMICA PARA ÁREA DE SAÚDE EM PERÍODOS DE EXCEÇÃO, garantindo recursos para situações como a covid-19.
  • APRIMORAR O USO DOS ORÇAMENTOS PÚBLICOS, de forma a otimizar os recursos e aumentar a população atendida.
  • AMPLIAR O ALCANCE DE PROGRAMAS BEM-SUCEDIDOS, disseminando boas práticas em prol de um número maior de cidadãos e cidadãs.