Na Assembleia Legislativa, Márcia Huçulak (PSD, 55.555) vai trabalhar para reforçar as políticas de Saúde e desenvolver áreas que influenciam diretamente a qualidade de vida da população.
A pauta legislativa da ex-secretária de Saúde de Curitiba inclui: garantir recursos para Saúde em momentos de crise, expandir o alcance de programas bem-sucedidos, modernizar a legislação para uso de tecnologia, reforçar a Atenção Primária à Saúde, estabelecer controles e metas para uso de recursos, entre outros itens (veja mais tópicos abaixo).
A agenda de deputada estadual terá como base toda a experiência de gestora pública com mais de 35 anos de trabalho, tendo enfrentado grandes desafios, como a pandemia de covid-19 e a recuperação do setor (que estava destroçado quando ela assumiu a secretaria).
Aprendizado
Márcia explica que a pandemia, por exemplo, deixou clara a necessidade de modernizar a legislação para prestação de serviços à distância e também para o uso de novas tecnologias. “As novas práticas precisam ser incorporadas em escala, com qualidade e segurança”, diz a ex-secretária.
Além disso, um dos fatores fundamentais para a excelência desenvolvida no enfrentamento da covid-19 em Curitiba foi a existência de um inédito Fundo de Emergência, instituído na cidade antes de a pandemia chegar.
Com recursos assegurados e a casa completamente em ordem, Márcia deu vazão à toda competência técnica das equipes de saúde, com os insumos e equipamentos que eram necessários para atender mais de 500 mil infectados pela doença (uma sobrecarga nunca vista no sistema de Saúde).
O bom uso do dinheiro público é outra das bandeiras de Márcia.
Para isso, é preciso buscar de maneira permanente o controle dos gastos (com critérios e controles bem definidos para repasses e aplicação do dinheiro) e a eficácia dos serviços prestados (de forma a evitar desperdícios).
Diálogo
Márcia defende também que os poderes Legislativo e Executivo estejam cada vez mais alinhados na priorização da melhoria da Saúde para a população. Por isso, a necessidade de uma boa articulação das ações.
VEJA AS BANDEIRAS QUE MÁRCIA VAI DEFENDER NA ASSEMBLEIA
- FORTALECER AS POLÍTICAS PARA TERCEIRA IDADE, incrementando a qualidade de vida no período em que as pessoas mais precisam de apoio.
- AMPLIAR RECURSOS PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE, cuidando mais das pessoas ao invés de “apenas” tratá-las quando já estão doentes.
- REFORÇAR A PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE SAÚDE, de forma a diminuir casos críticos como AVCs, ataques cardíacos, crises de hipertensão e outros.
- QUALIFICAR O USO DE RECURSOS PARA O TERCEIRO SETOR, melhorando a prestação de serviços e otimizando o uso de dinheiro público.
- PROMOVER LEGISLAÇÃO PARA USO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE, dando segurança jurídica para seu desenvolvimento e assegurando qualidade para população.
- FORTALECER OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO À DISTÂNCIA EM SAÚDE, ampliando o serviço, reduzindo custos e facilitando a vida das pessoas.
- REFORÇAR A SEGURANÇA ECONÔMICA PARA ÁREA DE SAÚDE EM PERÍODOS DE EXCEÇÃO, garantindo recursos para situações como a covid-19.
- APRIMORAR O USO DOS ORÇAMENTOS PÚBLICOS, de forma a otimizar os recursos e aumentar a população atendida.
- AMPLIAR O ALCANCE DE PROGRAMAS BEM-SUCEDIDOS, disseminando boas práticas em prol de um número maior de cidadãos e cidadãs.
Nenhum comentário