A secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, deve vir em breve a Curitiba ver de perto os programas de inovação e uso de tecnologia desenvolvidos na capital.
A intenção decorreu do encontro que a gestora federal teve com a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) e com a secretária de Saúde da capital, Beatriz Battistella Nadas, durante a reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite), nesta quinta-feira (16/02), na sede da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) em Brasília.
“Ela demonstrou interesse em ver de perto o que fizemos e o que estamos fazendo na área de tecnologia, processo que começamos a desenvolver em 2017, por encomenda do prefeito Rafael Greca com sua visão de inovação”, diz Márcia. “Trata-se de um tema fundamental para melhorar e ampliar os serviços para a população.”
Nova
A Secretaria de Saúde Digital do ministério foi criada no início do atual governo a fim de tratar de temas como uso de novas tecnologias, teleatendimento, compartilhamento de dados, uso de Big Data e conectividade, entre outros.
Essa área foi uma das prioridades da deputada durante sua gestão na secretaria de Saúde de Curitiba, quando foram implementadas ações com o aplicativo Saúde Já, a Central 9000 (inicialmente para teleatendimento da covid-19 e posteriormente ampliado para outros serviços) e o prontuário eletrônico,
A chamada Saúde 4.1 é uma das bandeiras que Márcia vai desenvolver na atual legislatura, na medida em que é preciso gerar o arcabouço legal para que os serviços sejam utilizados com segurança e possam ser disseminados para mais municípios.
Nenhum comentário