Na primeira disputa eleitoral a que concorreu, os 75.659 votos que Márcia Huçulak obteve representam a maior votação entre as candidatas mulheres do Estado e também a maior votação entre todos os candidatos a deputado estadual em Curitiba, onde registrou 57.368 votos.

Na capital em que foi secretária de Saúde e liderou o combate à covid-19, Márcia ficou 5.965 votos à frente do segundo mais votado.

“Recebo com muita humildade e também com muito orgulho esse desempenho, que reforça ainda mais a responsabilidade de desenvolver um trabalho de qualidade”, diz ela. 

“A Saúde mostrou toda sua força e os eleitores mostraram que querem gestores públicos dedicados”, completa.

Participação feminina

De acordo com Márcia, a maior votação entre as mulheres é especialmente significante, na medida em que uma de suas pautas é justamente ampliar a participação feminina na vida pública — como defende há bastante tempo.

Ela destaca a relevância de esta eleição ter resultado na maior bancada feminina da História da Assembleia Legislativa do Paraná — foram dez eleitas, o dobro das cinco cadeiras ocupadas na atual legislatura.

“Esse avanço é muito importante, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido”, diz a deputada eleita. “A participação ainda é muito desproporcional em relação à presença e importância das mulheres na sociedade.”