A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) destinou R$ 2 milhões de emendas parlamentares para equipamentos a serem utilizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Curitiba. Os recursos foram liberados na semana passada pela Secretaria Estadual de Saúde.

O dinheiro será utilizado para compra de desfibriladores, cardioversores, oxímetros, monitores, poltronas hospitalares, entre outros, num total de 272 itens.

O volume destinado pela deputada para a saúde da capital, nesta legislatura, soma R$ 16,6 milhões. Além de equipamentos, o recurso é destinado para renovação da frota de ambulâncias do Samu e reforma de Centros de Apoio Psicossocial (Caps).

Márcia destacou a importância de investimento permanente a fim de manter a estrutura de atendimento em boas condições de uso, haja vista o desgaste natural decorrente do uso. “Na área de saúde, isso é ainda mais importante, na medida em que eficiência faz toda diferença no atendimento”, diz ela, lembrando que a qualidade do serviço em Curitiba é considerada exemplar no Brasil.

Além de contribuir para reforçar recursos diretamente aplicados na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), a deputada destaca a importância também de aprimorar as políticas públicas na área. “É necessário fortalecer permanentemente uma área cujas demandas são infinitas e os recursos têm seus limites, como em qualquer orçamento público”, afirmou a deputada, que foi secretária municipal de saúde de Curitiba entre 2017 e 2022.