“Não se concebe o Sistema Único de Saúde sem as filantrópicas. Como parte fundamental do SUS, elas precisam ser revisitadas e revisadas em seus conceitos e na sua forma de contratualização.”
A avaliação é da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que representou nesta quarta-feira (20/03) a Assembleia Legislativa do Paraná na abertura do 16º Seminário Femipa, a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná.
A forma de financiamento e os recursos para o setor são uma preocupação constante do setor.
A Femipa reúne 74 instituições filantrópicas, que são responsáveis por metade dos atendimentos do SUS no Paraná e chegam a atender 70% da demanda dos procedimentos de alta complexidade (aqueles voltados ao diagnóstico e tratamento de condições mais graves ou complexas de saúde).
A deputada destacou a importância do debate e do aprimoramento contínuo na administração hospitalar, principalmente para melhorar os serviços.
“As demandas são inúmeras, e os recursos, limitados”, disse Márcia, ex-secretária de saúde de Curitiba que, como deputada, lidera o Bloco da Saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia.
Márcia também destacou a atenção dada pelo Governo do Estado ao setor. “O Paraná é um estado que apoia e entende a importância das filantrópicas para a saúde”, avalia.
Resiliência
Por ser um setor bastante complexo e que lida com a vida das pessoas, a deputada reforçou a importância da resiliência para quem trabalha na área. “Se tem uma palavra que faz diferença no setor de saúde é resiliência”, disse. “É a habilidade de lidar com as adversidades e superá-las, sem entrar em crise.”
Encontro
O tema do 16º Seminário Femipa é “Filantrópicos fortalecidos, população bem assistida”. O encontro, que reúne gestores de saúde e especialistas, prossegue em Curitiba até esta quinta-feira (21/03).
O evento conta com uma série de palestras e debates técnicos, de temas ligados à gestão hospitalar, como infraestrutura e logística, assistência e segurança, além de exposição de produtos e serviços para o setor.
Nenhum comentário