Estudantes do CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) Poty Lazarotto, no centro de Curitiba, tiveram à disposição nesta segunda-feira (04/12) os serviços da unidade móvel da Urbs, responsável pelo transporte público da capital. Nesta terça, é a vez do CEEBJA Laís Michelotto, na CIC.

É uma iniciativa pioneira em unidades escolares de um serviço realizado regularmente em pontos com grande fluxo de pessoas, como terminais de transporte, supermercados e shoppings.

A ação foi realizada com intermediação da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), que ao longo deste ano fez várias visitas técnicas a escolas para as quais vem direcionando recursos para melhorias e reformas, via emendas ao orçamento e trabalho legislativo.

Nessas visitas, ela colheu a demanda de estudantes que buscavam mais facilidade para seus processos, relacionados, principalmente, ao passe escolar.

Márcia fez as tratativas com a Urbs, que, pela pertinência, deslocou o escritório móvel para as unidades esta semana, orientando os estudantes sobre os procedimentos do passe, entre outros serviços.

O Poty Lazarotto reúne quase 1.000 alunos, enquanto o Laís Michelotto, cerca de 270.

O serviço movel

O Urbs Móvel foi criado em 2020, durante a pandemia de covid-19, a fim de facilitar os deslocamentos que quem precisava de serviços do transporte coletivo, como confecção de cartão-transporte, desbloqueio, atualização de limites.

De acordo com a Urbs, a aceitação foi tão boa que o serviço foi mantido após a pandemia e está sendo ampliado, disponibilizando mais serviços na unidade móvel. Só este ano, já foram quase 6.000 atendimentos feitos no microônibus.

Os serviços também são prestados nas Ruas da Cidadania da capital e na central da Urbs.

A localização do serviço móvel pode ser conferir no site da Urbs.