Uma preocupação permanente de Márcia Huçulak enquanto esteve à frente da secretária municipal de Saúde de Curitiba, seja como secretária ou no período de superintendente da pasta, foi o reforço e a atenção às equipes de saúde.
Ao longo da gestão (2017-2022) foram contratados cerca de 4 mil profissionais, sendo 2,4 mil por conta da da pandemia de covid-19.
“Numa área tão sensível quanto a Saúde as pessoas são fundamentais”, diz ela. “Os resultados alcançados em Curitiba, principalmente durante a pandemia de covid-19, nunca teriam sido possíveis sem uma equipe muito capacitada tecnicamente, disposta e eficiente no atendimento à população.”
Em gestão pública, tão importante quando identificar rapidamente os problemas é resolvê-los, tendo a desenvoltura para obter os recursos necessários para implementar as soluções necessárias — características que a ex-secretária domina como poucos gestores.
Condições de trabalho
Segundo Márcia, quem atua na área precisa de boa estrutura de trabalho e equipamentos eficientes. Durante a pandemia, por exemplo, a questão dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) era fundamental para diminuir os riscos de contágio durante o atendimento.
Márcia providenciou logo no início da pandemia o reforço dos estoques desses equipamentos em Curitiba, investindo cerca de R$ 8 milhões para compra de luvas, máscaras, aventais e óculos de proteção — somando três milhões de unidades e garantindo a aparato necessário ao dia a dia dos servidores.
Grupo grande
A SMS tem 9,8 mil servidores, que atendem uma rede robusta. São 108 Unidades Básicas de Saúde (com clínicas odontológicas integradas), nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 13 Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), 06 centros de especialidades, 03 centros de especialidades odontológicas, 02 hospitais municipais, 1 Laboratório Municipal, entre outros espaços.
A capacitação é permanente. Durante a pandemia, por exemplo, foram centenas de treinamentos específicos, ação especialmente importante na medida em que havia falta de profissionais no mercado de trabalho.
Nenhum comentário