Por proposição da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, falará durante o Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira sobre o Paranismo.
A iniciativa faz parte das celebrações dos 170 anos de criação do Estado do Paraná, completados em 29 de agosto.
Paranismo é o movimento artístico e cultural que surgiu no início dos anos 1920 e foi marcado pela busca de uma autenticidade e identidade regionais.
Além de engenheiro e economista, Greca é pesquisador de História (principalmente sobre Curitiba e o Paraná) e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado.
Escreveu, entre outros, o livro “Curitiba – Luz dos Pinhais”, uma alentada obra que aborda as origens, o desenvolvimento, fatos e personagens marcantes da capital.
A deputada já abordou o tema Paranismo em discurso no plenário da Casa, em abril, quando destacou a importância do Movimento Paranista para a História e cultura.
Na ocasião, a deputada entregou ao presidente da Alep, Ademar Traiano, um exemplar do livro “Paranismo”, do professor e crítico de arte José Roberto Teixeira Leite, lançado pela Fundação Cultural de Curitiba na comemoração dos 330 anos da capital, e enviado à Casa pelo prefeito.
Márcia destaca que o prefeito e a primeira dama de Curitiba, Margarita Sansone, são grandes promotores do Paranismo e da cultura paranaense.
Greca implantou, por exemplo, o Memorial Paranista no Parque São Lourenço. O espaço reúne obras de João Turin (expoente do movimento), naquele que é um dos maiores jardins de esculturas externas da América Latina.
Sessão
A sessão está prevista para começar às 14h30 e terá, como de praxe, transmissão ao vivo pela TV Assembleia (canal 10.2 na tevê aberta e 16 na Claro/Net) e pelo canal do Youtube.
Nenhum comentário