A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) exaltou nesta segunda-feira (13/11) o título de Cidade Mais Inteligente do Mundo, conferido à Curitiba pela Fira Barcelona durante o World Smart Cities Awards, realizado na cidade espanhola na semana passada.
De acordo com Márcia, o título é fruto “da boa política apoiando os bons projetos técnicos” nos últimos anos. “A premiação reconhece o trabalho da gestão do prefeito Rafael Greca. A cidade foi reconhecida por sua abordagem inteligente do planejamento urbano, crescimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental”, lembrou ela, em discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná.
Entre os vários projetos e programas desenvolvidos na cidade, que garantiram a escolha da capital paranaense, Márcia destacou o pioneirismo na área da Saúde.
“Curitiba foi a primeira capital do Brasil a oferecer videoconsulta para a covid-19, já havia sido pioneira ao ser a primeira do país a ter prontuário eletrônico integrado, nos anos 1990”, afirmou.
Márcia ponderou que desde 2017, quando Greca criou o Vale do Pinhão, o pensamento inovador passou a fazer parte da transformação tecnológica dos serviços públicos.
As ações foram sendo implementadas em várias áreas.
A deputada elencou as principais:
- O programa Cidade das Startups contribui para o desenvolvimento de suas 604 startups, sendo três delas (Ebanx, Olist e MadeiraMadeira) unicórnios, companhias com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.
- Os nove Espaços Empreendedor que apoiam Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados de Curitiba.
- Os programas 1º Empregotech e o Empregotech 40+ oferecem formação para o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação (TI).
- Wi-fi Curitiba oferece internet pública gratuita em 310 pontos da cidade.
- Pelo site da Prefeitura, o cidadão pode fazer emissão de notas fiscais; consulta e emissão de boletos do IPTU e Dívida Ativa, entre outros;
- A Agenda Online facilita a vida do curitibano com agendamento para atendimento de diversos serviços municipais.
- A prefeitura leva serviços e informações do município para a palma da mão dos curitibanos, como Saúde Já, Curitiba App, 156 e Nota Curitibana.
- No trânsito, o EstaR é eletrônico, com a compra de crédito por aplicativo.
- Curitiba reduziu o tempo de abertura de empresas, para 2 horas, resultado da integração digital de serviços.
- Curitiba foi a primeira cidade do país a oferecer um coworking público, que já abrigou 266 empresas em estágio inicial.
- 606 atividades têm dispensa de alvarás, inclusas na Lei de Liberdade Econômica,
- A retomada do Tecnoparque reduziu o ISS (Imposto Sobre Serviço) de 5% para 2% para empresas de base tecnológica instaladas em Curitiba;
- O Fundo de Aval Garantidor de Curitiba já alavancou R$ 20,2 milhões em empréstimos.
- Com Parceria Público-Privada (PPP) vai renovar os 160 mil pontos de iluminação da cidade.
- Curitiba é a cidade com maior uso do 5G no país e uma das primeiras capitais a receber a tecnologia.
- Desde 2017, a Prefeitura está expandindo o acesso ao ensino em tempo integral. Atualmente, são 153 unidades de ensino com essa opção, chegando a 100% das unidades até o final da gestão.
- A prefeitura criou e multiplicou locais que incentivam o pensamento inovador e a cultura maker (do “faça você mesmo”).
- O Fab Lab do Cajuru é o espaço maker aberto à população para o desenvolvimento de projetos criativos e que já colaborou em 224 projetos.
- Curitiba tem outras 33 oficinas de criatividade abertas a estudantes, profissionais da rede municipal de ensino e à comunidade para projetos “mãos na massa”, nos 32 Faróis do Saber e Inovação Laboratório Pedagógico de Inovação.
- No cuidado ao meio ambiente, o município instalou a Pirâmide Solar e painéis fotovoltaicos em diversos pontos da cidade.
- Os programas 100 mil árvores e o Amigo dos Rios contribuem para tornar a capital uma cidade sem emissões de carbono.
- A Família Folhas é um dos projetos de Educação Ambiental para a população, que também conta com ações pioneiras de coleta consciente, Lixo que Não é Lixo, Câmbio Verde e Ecocidadão, e 103 pontos de troca do Câmbio Verde beneficiam 5 mil pessoas com 55 toneladas/mês de hortifrútis trocados por material reciclável.
“Como diz o Prefeito Greca: a inovação só vale quando se transforma em processo social. Deve ser para todos, para as crianças, para os idosos, para as mulheres, para os homens.”
Nenhum comentário