Por proposição da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná presta homenagem nesta segunda-feira (19/02) à Central 156 de Curitiba, que completou 40 anos de atividades em 7 de fevereiro passado.
Oferecida por app, internet e telefone, a plataforma é o principal canal de comunicação entre a prefeitura e a população da capital. Por meio dela, os moradores podem solicitar quaisquer informações e serviços prestados pela administração municipal. O nome remete ao número de telefone da central.
Em 2023, o serviço registrou o recorde histórico de 12,9 milhões de atendimentos – número 33% maior do que o registrado no ano anterior. O índice de satisfação com o serviço de atendimento foi de 95,07%.
“É um exemplo de democratização e acesso aos serviços públicos”, avalia Márcia.
A deputada ressalta a trajetória da central, que começou muito antes do surgimento da internet, como um serviço por telefone (e secretária-eletrônica que funcionava com fita cassete), chamado Tele-Documento, e hoje conta com amplo acesso, 24 horas por dia, por canais digitais e telefone.
“Ao longo desses 40 anos, a Central mostrou a importância de se renovar e evoluir para atender as necessidades da população”, destaca ela.
De acordo com Márcia, “como mostra o grande número de atendimentos”, o serviço é fundamental para que se dê efetivamente a diversas informações e encaminhamentos que precisam ser feitos diariamente – de manutenção viária e poda de árvores a assistência social e transporte público.
“Numa cidade do tamanho de Curitiba, isso é fundamental para manter a qualidade de vida de seus moradores”, afirma.
Serviço e funcionários
A homenagem irá contemplar o serviço e os servidores nele envolvidos. O superintendente da Secretaria de Governo Municipal (SGM), Airton Sozzi Júnior, irá receber a homenagem em nome do prefeito Rafael Greca.
Já o servidor público William Jonderlan de Oliveira Belem será homenageado, representando todos os funcionários que trabalharam e trabalham no desenvolvimento da central e sua operação.
O serviço é administrado pela prefeitura, por meio da SGM, e operado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).
Serviço
- Central 156 – Homenagem aos 40 anos da Central 156
- Sessão plenária – Grande Expediente.
- Plenário Alep
- 14h30
Nenhum comentário