A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima quinta-feira (22/02) a audiência pública “Desafios para o combate à dengue no Paraná”.

O encontro é organizado pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) e procura identificar estratégias eficazes e sustentáveis para barrar o avanço da doença.

A dengue vem registrando forte escalada em todo o país.

Até o dia 17/02 haviam sido registrados 653.656 casos prováveis no Brasil este ano – 294% a mais do que no mesmo período de 2023, ano em que o país bateu recorde de mortes. Este ano, já ocorreram 113 óbitos; outros 438 ainda sob investigação.

O Paraná é o quarto estado com maior número de casos prováveis, 58.660. Na capital, que é referência no combate à doença, os primeiros 45 dias do ano registraram mais da metade de todos os casos do ano passado inteiro. Dos 349 casos, 311 são importados de outros lugares.

Transmissão

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada, em qualquer volume, como tampinha de garrafa, lixo acumulado, prato de vaso de planta ou tanques. Daí a importância de manter quintais e terrenos limpos e sem pontos de acúmulo de água. O Aedes também transmite zika e chikungunya.

Presenças

O encontro vai reunir representantes da Secretaria de Estado da Saúde e de secretarias de saúde da capital e outras cidades.

Serviço

Desafios para o combate à dengue no Paraná

Audiência Pública

  • 22 de fevereiro de 2024, quinta-feira.
  • 9 horas.
  • Local: Plenarinho da Alep (Praça Nossa Senhora de Salette, s/nº. Centro Cívico).

A audiência será transmitida pelo canal do Youtube da deputada. Clique no link aqui.