A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou nesta segunda-feira (29/05) 38 gestores públicos de saúde, em sessão solene realizada no Plenário da Casa.
A sessão foi presidida pela deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), líder do Bloco de Saúde e responsável pela proposição da iniciativa, que contou com apoio do deputado Alexandre Curi (PSD), primeiro secretário da Alep.
A homenagem tem o objetivo de destacar o trabalho em prol da saúde pública do estado, especialmente os esforços realizados durante a recente pandemia de covid-19, quando os profissionais e suas equipes tiveram atuação fundamental na gestão crise sanitária – a maior do planeta em cem anos.
Além do certificado de menção honrosa, os homenageados receberam o Troféu A Força da Vida. A homenagem também faz alusão ao Dia do Secretário de Saúde, cuja data de 07 de abril foi recentemente estabelecida no estado pelo projeto de lei 21.387/23. Trata-se da mesma data do Dia Mundial da Saúde.
Função nobre
“Atender a coletividade não é tarefa fácil”, avalia Márcia. “Ao longo dos anos são diversos desafios para os gestores de saúde, a multiplicidade de tarefas, a incorporação de novos conhecimentos e tecnologias que prometem resolver todos os problemas da saúde, a necessidade de coordenar o tempo, equipes e instituições para atender as inúmeras demandas de cuidado das pessoas.”
A deputada ressaltou o período de excepcionalidade durante a pandemia. “Os gestores foram colocados a prova, em todos os sentidos”, disse. “Não teve secretária ou secretário que não perdeu noites de sono buscando solução para um problema grave e sem roteiro.”
Reconhecimento
Falando em nome do grupo de homenageados, representativos de todas as regiões do Estado, Ivo Ledonarchik, destacou que a função se caracteriza por desafios diários, em diferentes frentes, como a vigilância sanitária, a promoção da saúde e o bem-estar da população.
“É um reconhecimento muito bem-vindo”, disse Ledonarchik, que é secretário municipal de Saúde de Mangueirinha (no sul do estado) e presidente do Cosems-PR (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná).
A secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, lembrou que uma das características da função é ser mais lembrada nos momentos difíceis do que por bons resultados alcançados. “Nossa responsabilidade é atender a todos bem e sempre”, disse. “Esse reconhecimento reforça o ânimo, serve de estímulo para todos nós.”
Além de homenageados (veja lista abaixo) e convidados, participaram da sessão solene o diretor geral da Secretaria Estadual de Saúde, César Neves, o prefeito de Antonina José Paulo Vieira Azim, entre outras autoridades.
Veja quem são os homenageados
(em ordem alfabética)
Adriane da Silva Jorge Carvalho, secretária municipal de Saúde de Pinhais. Formada em Ciências Contábeis, atua em gestão pública de Saúde desde 1997, já tendo ocupado diversos cargos. Foi diretora Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS. Preside o colegiado do Cresems/2° Região de Saúde.
*
Aletheia Patricia Busch, com formação em gestão pública, vigilância em saúde e ciências contáveis, é secretária Municipal de Saúde de Brasilândia do Sul. Já comandou aDivisão de Vigilância em Saúde na 12ª Regional De Saúde de Umuarama e foi chefe de Vigilância Ambiental em Umuarama.Preside o Cresems da 12ª Região de Saúde.
*
Amália Cristina Alves, formada em enfermagem pelaUniversidade do Oeste Paulista e pós-graduada em Saúde da Família pelas Faculdades Integradas dos Campos Gerais e em Gestão em Saúde pela UEPG, é secretária municipal de Saúde de Jaguariaíva.
*
Anderson Catto, farmacêutico, é secretário municipal de Saúde de Telêmaco Borba. Anteriormente, foi coordenador do Centro Municipal de Especialidades Médicas, e chefe Divisão de Administração e Programação.
*
André Luís Campitelli, farmacêutico, é secretário municipal de Saúde de Marumbi desde 2021, cargo que ocupou entre 2005 e 2008, 2017 a 2019. Já foi diretor-geral do consórcio de saúde Cisvir e é diretor do Cosems.
*
Andréia Martins de Souza, enfermeira formada pela Unespar e pós-graduada pelo Instituto Esap, ésecretária de Saúde de Paranavaí. Preside o Cresems da 14ª Região de Saúde. Já foichefe da Atenção Primária em Saúde, com abrangência nos 28 Municípios da 14ª Regional de Saúde.
*
Beatriz Battistella Nadas, formada em odontologia pela UFPR com mestrado em gestão de em Tecnologia e Inovação de Saúde pelo instituto de ensino do Hospital Sírio Libanês (SP), é secretária municipal da Saúde de Curitiba. Especializada em Odontopediatria, tem 37 anos de serviços prestados à SMS de Curitiba, onde ocupou diversos cargos de gestão.
*
Bruna Cristina Markevicz, formada em ciências biológicas pela Unespar e em pedagogia pela Uninter, é secretária municipal de Saúde de Paulo Frontin. Atua na gestão pública desde 2009, tendo coordenado a vigilância sanitária do município por nove anos.
*
Carlos Alberto Gebrim Preto, ou Beto Preto, médico, é secretário de Estado da Saúde do Paraná. Foi prefeito de Apucarana entre 2013 e 2019 e secretário de saúde da cidade, tendo exercido o mesmo cargo no município de Califórnia. Atuou como perito médico do Ministério do Trabalho e Previdência em Apucarana, foi diretor de ouvidoria do Ministério da Saúde e diretor institucional do Hospital Evangélico de Londrina.
*
Claudinei Batista de Jesus é gestor municipal de Saúde de Manoel Ribas. Bacharel em Enfermagem, tem pós-graduação em saúde pública. Enfermeiro responsável pela epidemiologia de Manoel Ribas e de Rio Branco do Ivaí. Professor no curso técnico de enfermagem Colégio Reni e do curso técnico de segurança do trabalho colégio Barbosa, em Ivaiporã.
*
Cleide Teresinha dos Santos, formada em enfermagem e mestre em Saúde Pública pela Unioeste, é secretária municipal de Saúde de Corbélia. Também é professora e especialista em Educação para Enfermagem pela Fiocruz e em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes. Atual vice-presidente do Cosems-PR, é autora ou –coautora de materiais de formação em saúde, dinâmicas de educação e projetos premiados em congressos nacionais e internacionais.
*
Daiane Metka Ribeiro, pedagoga com pós-graduação em políticas públicas, ésecretária municipal de Saúde de São Mateus do Sul. Já atuou em diversos cargos de gestão ligados à assistência social, tendo sido secretária municipal da área e atuado em programas de erradicação do trabalho infantil, em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e instituições filantrópicas.
*
Emanuele Antônia Chede Subtil é secretaria municipal de Saúde de Sapopema. Formada em gestão pública e gestão financeira, preside o Cresems-18º Região de Saúde.
*
Emanuelle de Matos, formada em biomedicina pela Unipar, é secretária municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro. Tem pós-graduação em gestão de saúde pela UniDomBosco e em acupuntura pela PUC-PR. Foi secretária municipal de Assistência Social.
*
Diego Eduardo Favero, enfermeiro com especialização em UTI, é secretário municipal de Saúde Municipal de Pitangueiras. É presidente dos secretários municipais de saúde da 17ª regional de saúde de Londrina (Cresems).
*
Fábio de Mello, enfermeiro com doutorado em Saúde Pública pela USP, é secretário municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu há dez anos. Professor universitário, também tem especialização em regulação do SUS pelo Hospital Sírio Libanês e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pelotas.
*
Gabriel Modesto de Oliveira, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Micropolítica do Trabalho e Gestão em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (UFF), é secretário municipal de Saúde de Guaratuba. Preside o Cresems Litoral e faz parte do Grupo de Trabalho de Vigilância em Saúde do Estado do Paraná.
*
Gislaine Galvão Inácio dos Santos, formada em enfermagem, é secretaria municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina. Entre as funções anteriores, atuou como diretora de departamento e coordenadora de equipe de Atenção Primária de Saúde.
*
Ivoliciano Leonarchik é secretário municipal de Saúde de Mangueirinha e presidente do Cosems/PR. Formado em Administração geral com habilitação em agronegócio e comércio exterior e gestão de pessoas e financeira, já foi diretor geral da secretaria de saúde de Pato Branco-PR e secretário municipal de Chopinzinho-PR.
*
Jonas Welter é secretário municipal de Saúde de Capanema e diretor de relações institucionais e parlamentares do Cosems-PR.
*
Leandro Legramanti, formado em geografia e serviço social, é secretário da Saúde de Enéas Marques. Já foi secretário de Assistência Social da cidade e também de Francisco Beltrão. É especialista em Planejamento Municipal de Políticas Públicas.
*
Lorena Aparecida Soares é secretária municipal de Saúde de Mallet e diretora da 4ª Região de Saúde do Cresems-PR.
*
Marcelo Hohl Mazurechen, especializado em Gestão da Vigilância em Saúde, é secretário municipal de Saúde de Prudentópolis. Preside o Cresems da 5ª Região de Saúde. Já atuou como fiscal da Vigilância Sanitária e foi coordenador da área na cidade. Presidente do Conselho Municipal de Saúde por três mandatos.
*
Marcia Dal Pozzo Gonzaga, farmacêutica de formação, é secretária municipal de Saúde de Doutor Camargo, cargo que ocupou também em 2015 e 2016. É servidora concursada do município.
*
Márcia Regina Rossi, enfermeira, é secretária municipal de Saúde de Nova Tebas.
*
Marciane Maria Specht, formada e com pós-graduação em enfermagem, é secretária municipal de Saúde de Marechal Cândido Rondon. Já atuou na gestão de saúde também nos municípios de Pato Bragado e Santa Helena.
*
Maria Lidia Kravutschke é secretária municipal de Saúde de Castro e presidente do Cresems da 3ª Região de Saúde do Paraná.
*
Marilda Stadikovski Pilissari é secretária municipal de Saúde de Campina do Simão e diretora da Macroregião Leste do Cresems-PR.
*
Melissa Laís Trevizan Gentilin, enfermeira, é secretária municipal de Saúde de Indianópolis. É suplente do Conselho Fiscal do Cosems-PR (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná).
*
Moacir Paludetto Junior, formado em odontologia pela Universidade Estadual de Maringá e mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, é secretário municipal de Saúde de Arapongas.
*
Odair de Oliveira é secretário municipal de Saúde de Salto de Itararé, cargo que ocupou em outras gestões, totalizando 26 anos no cargo. Também já foi secretário municipal de Bem-Estar Social. Preside o Cresems da 19ª Região de Saúde.
*
Odileno Garcia Toledo, técnico em saúde pública, em gestão do SUS, em vigilância de saúde e em saneamento, é secretário municipal de saúde de Antonina.
*
Priscila Aparecida Lunardon Godoy Cavenaghi é secretária municipal de saúde de São Pedro do Paraná. Formada em ciências contábeis, é conselheira fiscal do Cosems-PR.
*
Rosângela Guandalin é secretária Municipal de Saúde de Pérola e diretora da Macro Noroeste do Cosems.
*
Sara Caroline Beltrame Perez, formada em Farmácia e Bioquímica com especialização em Farmácia Pública, é secretária municipal de Saúde de Mamborê. Preside o Cresems da 11º Região de Saúde.
*
Vera Lucia Garcia Baptista, formada em pedagogia, é secretária municipal de Saúde de São Tomé. Professora de Ensino Fundamental, atua há 15 anos como gestora na área de saúde.
*
Vinícius Tourinho, formado em Farmácia, é secretário municipal de Saúde de Coronel Vivida. Preside o Cresems 7° Região de Saúde.
*
Wanderson de Oliveira, bacharel em direito e especialista em gestão pública, é secretário municipal de saúde de Bandeirantes, cargo que já exerceu entre 2010 e 2012. Também foi secretário municipal de Planejamento do município e atuou como assessor para desenvolvimento de grandes projetos para o agronegócio no Paraná e Mato Grosso.
Nenhum comentário