por Assembleia Legislativa do Paraná
O presidente da Sociedade Paranaense de Nefrologia, Paulo Henrique Fraxino, participou, nesta segunda-feira (22) do Grande Expediente na sessão plenária da Assembleia Legislativa. Por proposição da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD), o médico falou sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC), um mal silencioso que pode acometer cerca de 20 milhões de brasileiros e 1,2 milhão de paranaenses.
Estima-se que 850 milhões de pessoas em todo mundo tem algum tipo de doença renal. A preocupação apontada pelo palestrante, doutor Paulo Fraxino, é de que a doença renal crônica (DRC) não apresenta sintomas significativos ou específicos nos estágios iniciais, por isso o diagnóstico precoce, através do exame de creatinina controla ou retarda a progressão. A Sociedade Paranaense de nefrologia aponta que de 80 a 95% dos pacientes que não têm conhecimento do seu diagnóstico, indicando que as pessoas estão morrendo devido a oportunidades perdidas de detectar precocemente que têm DRC e de receber um bom atendimento.
A proponente do tema no Grande Expediente e líder do Bloco parlamentar Temático da Saúde Pública, deputada Márcia Huçulak (PSD), ressaltou a atenção necessária sobre as doenças renais crônicas. “É uma obrigação de nós parlamentares, fazer esse alerta e buscar soluções para o nosso estado. Esta Casa tem o poder de vocalização, de alertar a sociedade paranaense. Nós temos que falar, alertar e conscientizar. Após a pandemia de COVID, temos muitas situações de pacientes que se agravaram, muitos que ficaram à beira dos leitos e precisam de tratamento dialítico. É um problema de saúde pública que devemos enfrentar e alertar a população sobre questões alimentares que são bem simples, por exemplo, menos sal na comida, cuidado com o sobrepeso porque a obesidade é um fator de híbrido que abrange a diabetes e hipertensão, e que por sua vez, leva à doença renal crônica. Por isso é preciso trabalhar essas informações para que as pessoas possam fazer escolhas melhores em prol da sua saúde”.
Clique aqui e veja a reportagem na íntegra no site da Alep.
Nenhum comentário