A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) reforçou a necessidade de as mulheres participarem mais ativamente da política, ocupando espaços de poder mais amplos.
Ela discursou no encontro realizado pelo PSD Mulher de Curitiba nesta segunda-feira (24/05) à noite.
A ampliação feminina também foi destacada nos discursos do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito e secretário de estado das Cidades, Eduardo Pimentel, e das deputadas Cloara Pinheiro (estadual) e Leandre Del Ponte (federal, atual secretária estadual da Mulher).
“Ainda há uma diferença muito grande de participação entre homens e mulheres”, disse Márcia, pontuando que as eleições municipais do ano que vem são uma oportunidade para que mulheres entrem na disputa ativamente . “Só podemos mudar isso se entrarmos no jogo para valer.”
Márcia lembrou que o Paraná é um estado que promove muito a qualidade de vida de sua população e pode ser cada vez mais também o estado que promove equidade entre homens e mulheres.
“Política é a arte da conciliação em benefício da população. Nós, mulheres, temos grande capacidade de fazer isso melhor do que ninguém, mas precisamos participar mais da política”, afirmou.
Sub-representação
A Assembleia Legislativa, por exemplo, tem atualmente dez mulheres deputadas. É a maior bancada feminina da história, mas ainda muito abaixo do número de homens (44). Na Câmara dos Deputados, são 91 mulheres, apenas 17,7% do total.
A secretária Del Ponte afirmou que a maior paridade – não só na Alep, mas também nas câmaras Federal e de Vereadores e no Executivo – é importante para melhoria das políticas públicas, que podem e devem ser planejadas com contribuição maior do ponto de vista feminino.
“A grande mudança depende de cada um fazer sua parte”, disse. “Existem mulheres fortes e mulheres que ainda não sabem de sua força.”
Prefeito
O prefeito Rafael Greca, por sua vez, lembrou que mesmo a sociedade ainda sendo muito fortemente marcada pelo patriarcado, muitas mulheres conseguem se sobressair.
O prefeito elogiou as políticas presentes e destacou dois exemplos mundiais: Indira Gandhi (primeira ministra da Índia de 1966-1977 e 1980-1984) e Golda Meir (fundadora e primeira-ministra de Israel).
“Em duas civilizações patriarcais, foram mães e grandes líderes de seus povos”, disse o prefeito, ao lado da primeira-dama Margarita Sansone. “Precisamos de mais mulheres na política.”
Nenhum comentário