A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) foi homenageada nesta segunda-feira (13/03) em decorrência do Dia da Gratidão e do Reconhecimento, celebrado em 11 de março.
A data foi instituída pela Câmara Municipal de Curitiba em 2022, por iniciativa do vereador Tico Kuzma, como forma de reconhecer profissionais de diferentes áreas que atuaram no combate à covid-19 – em 11 de março de 2020 Curitiba registrou os primeiros casos da doença.
Ao selecionar a ex-secretária de Saúde de Curitiba, os proponentes a consideraram a “liderança mais importante durante a pandemia de covid no setor de saúde” e destacaram a articulação feita por Márcia entre os setores público e privado. Márcia foi indicada pelo vereador Hernani.
Além de Márcia, foram homenageados outros 33 profissionais, propostos pelos vereadores Tico Kuzma, Bruno Pessuti, Marcelo Fachinello, Beto Moraes, Oscalino do Povo, Serginho do Posto, Osias Moraes, Mauro Bobato, além de Hernani da Silva.
“A condução da pandemia foi muito difícil para todos, mas tive muito apoio do prefeito Rafael Greca e de todo secretariado do município”, disse Márcia, que enalteceu o trabalho de sua sucessora na secretaria, Beatriz Battistella Nadas, e todo quadro da Secretaria Municipal de Saúde.
“Não seria possível sem a união dos quase dez mil servidores da Saúde. Minha gratidão a todos os servidores e a todos os hospitais, públicos e privados.”
Entre os homenageados estão profissionais que atuaram diretamente na secretaria municipal de Saúde contra a covid, como o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, o médico Alcides Souto de Oliveira, e a médica infectologista Marion Burguer, que atuou na coordenação dos agravos agudos do mesmo centro.
Márcia lembrou que o trabalho realizado resultou numa das menores taxas de letalidade por covid-19 do Brasil.
“Em Curitiba ninguém faleceu de covid por falta de atendimento”, disse a deputada. “Nosso objetivo era claro: salvar vidas.”
De acordo com Márcia, a Saúde da capital é bem preparada para enfrentar quaisquer dificuldades que apareçam graças ao trabalho zeloso que é feito diariamente. “Parabéns a todos pela resiliência e coragem”, afirmou.
Os homenageados
MARCIA CECÍLIA HUÇULAK – ENFERMEIRA, EX-SECRETÁRIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA, foi a liderança mais importante durante a pandemia no setor saúde, articulou com os setores públicos e privados para que Curitiba enfrentasse a pandemia. Todos os Curitibanos agradecem o seu empenho e dedicação ao cuidar da nossa saúde.
ALCIDES AUGUSTO SOUTO DE OLIVEIRA – MÉDICO PEDIATRA, atuou durante toda a pandemia como Diretor do Centro de Epidemiologia da SMS. Ele representa todos os diretores e supervisores da SMS que atuaram durante a pandemia.
ALESSANDRA GAIO – MÉDICA, durante a pandemia, quando desfrutava de um período sabático, ela iniciou atividades no Hospital Santa Cruz como Coordenadora Médica do Pronto Socorro e enfrentou momentos difíceis à frente do PS.
ANDRÉ HENRIQUE PEREIRA ROSA – ENFERMEIRO, foi autoridade sanitária da UPA Sítio Cercado durante o período da pandemia. A UPA Sítio Cercado, como todas as UPAS, foi naquele período importante ponto de retaguarda para os hospitais. Homenageando o André lembramos de todos os profissionais da Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
BRUNA LUIZA FUCHS PEDRO – MÉDICA, durante a pandemia teve um papel fundamental nas UTI dos Hospitais Vitória e Santa Cruz, além de atuar na UPA Fazendinha. Atualmente, é servidora da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (FEAS).
BRUNO HENRIQUE DE MELLO – ENFERMEIRO GERENTE DA UPA FAZENDINHA, durante a pandemia atuou incansavelmente como enfermeiro do Hospital Vitória. Em junho de 2020 a ala de internação do Hospital Vitória foi reaberto pela Prefeitura de Curitiba para atendimento exclusivo de pacientes do SUS com Covid-19. Foram mais de 5 mil pacientes atendidos pela unidade, sendo que 75% se recuperou.
CAMILA DE SOUZA BELLO – ENFERMEIRA NO HOSPITAL SANTA CRUZ, durante a pandemia assumiu a coordenação do Pronto Socorro do Hospital Santa Cruz, responsável pela assistência dos pacientes e por garantir o melhor atendimento desde a sua entrada no hospital.
CARLA CRISTINA ZIZCYCKI DA SILVA – FISIOTERAPEUTA, durante a pandemia desempenhou um trabalho com o programa Saúde em Casa, realizado pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Curitiba. Segundo o balanço da equipe, outros 14,4 mil pacientes foram desospitalizados, ou seja: receberam alta para seguir o tratamento em casa. O Saúde em Casa foi parte da estratégia de saúde e mostrou ser decisivo na pandemia, nunca parando o atendimento e contribuindo para desocupar leitos.
CLÁUDIO DE SOUZA – GUARDA MUNICIPAL, participou das ações conjuntas desenvolvidas de forma integrada com órgãos de segurança pública estaduais e federais e demais Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba, sobretudo na fiscalização quanto ao cumprimento das normas sanitárias vigentes, contribuindo direta e indiretamente para reverter o cenário crescente de novos casos de contaminação do coronavírus.
ELAINE MARIA TORTATO MONTIEL LEZCANO – ENFERMEIRA DA UPA PINHEIRINHO, foi extremamente cuidadosa com uso dos EPI e todas as medidas de segurança durante a pandemia. Ela representa todos os servidores que atuam nas UPAS da SMS.ENI ALVES DE OLIVEIRA SOARES, COLABORADORA DE SERVIÇOS GERAIS, atua no Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA) desde abril de 2018. Colaboradora do setor de limpeza no Centro de Terapia Intensiva do HIZA, onde também atuou durante a pandemia.
ESTER DO NASCIMENTO RIBAS – ENFERMEIRA, autoridade sanitária da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, durante a pandemia atuou na linha de frente, quando a Unidade de Saúde passou a realizar atendimentos em Urgência e Emergência, em apoio às UPAs que estavam como retaguarda para os hospitais. Ao Homenagear a Ester, lembramos de todos os profissionais da Atenção primária da SMS de Curitiba.
FRANCIELE MUNIS DA SILVA BURATTI – ENFERMEIRA DO SAMU, atuou durante toda a pandemia. Em seu nome homenageamos todos os profissionais da urgência e emergência.
GECI LABRES – MÉDICO – DIRETOR DO COMPLEXO HOSPITAL DO TRABALHADOR, que foi o primeiro hospital a receber e disponibilizar leitos exclusivos para COVID. Homenageando o Dr. Geci estendemos a todos os gestores que trabalharam nos serviços de saúde durante a pandemia.
GISELE JAREK TÚLIO – ENFERMEIRA, foi autoridade sanitária da Unidade de Saúde Santa Felicidade. Durante a pandemia, atuou na linha de frente, quando a Unidade de Saúde passou a realizar atendimentos em Urgência e Emergência, em apoio às UPAs que estavam como retaguarda para os hospitais. Ao Homenagear a Gisele lembramos de todos os profissionais da Atenção primária da SMS Curitiba.
GUILHERME ROBERTO ZAMMAR – MÉDICO DO SAMU, durante a pandemia atuou com dedicação e esteve à frente no combate, trabalhando incansavelmente para salvar vidas. Em seu nome homenageamos todos os profissionais da urgência e emergência.
HIPÓLITO CARRARO JÚNIOR – MÉDICO, é diretor médico da UTI geral adulto do Hospital Santa Cruz, diretor da UTI geral adulto do Hospital Vita Curitiba, médico no hospital de Clínicas de Curitiba da Universidade Federal do Paraná e coordenador médico da UTI geral – CHC-UFPR da Universidade Federal do Paraná. Também é responsável pelo Programa de Residência em Medicina Intensiva do Hospital de Clínicas. Durante a pandemia o médico ainda liderou um projeto com pesquisadores de diversas áreas de diversas instituições em Curitiba para o combate e prevenção à Covid-19.
JACKSON KIM COSER – FARMACÊUTICO, durante a pandemia desempenhou a supervisão e adaptação dos procedimentos de higienização e limpeza das UPAs Boa Vista, Boqueirão, Campo comprido, Fazendinha, Pinheirinho, Sitio Cercado, Tatuquara e Cajuru.
JAQUELINE MENDES TABORDA DA COSTA E SILVA – ENFERMEIRA, CHEFE DA UTI DO HOSPITAL PILAR, durante a pandemia foi enfermeira-chefe da UTI do Hospital Pilar, responsável pela condução das equipes da UTI. Buscou, cotidianamente, humanizar o atendimento dos pacientes que lá se encontravam, desde o oferecimento de uma refeição mais acolhedora até a acomodação próxima de pacientes que eram parentes e que puderam manter, pelo menos, contato visual durante sua passagem pela Unidade.
JENNIFER CAROLINE RIBEIRO – MOTORISTA DE ÔNIBUS DO TRANSPORTE PÚBLICO, durante a pandemia desempenhou seu trabalho de motorista no transporte público da cidade. Modalidade essencial para o deslocamento das equipes de saúde para seus postos de trabalho.
JOÃO DE ASSIS – GUARDA MUNICIPAL – durante a pandemia foi o responsável pela equipe de guardas municipais que atuaram no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui. Além disso, participou das ações conjuntas desenvolvidas de forma integrada com órgãos de segurança pública estaduais e federais e demais Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba, sobretudo na fiscalização quanto ao cumprimento das normas sanitárias vigentes, contribuindo direta e indiretamente para reverter o cenário crescente de novos casos de contaminação do coronavírus.
JOEL GOMES DO REAL – COBRADOR DE ÔNIBUS DO TRANSPORTE PÚBLICO, desempenhou seu trabalho de cobrador no transporte público da cidade, trabalhando incansavelmente no transporte das pessoas que possuíam funções essenciais durante o período da pandemia.
JOELSON VIEIRA LEAL – AGENTE DE FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO, trabalhou incansavelmente na fiscalização do transporte público das pessoas que possuíam funções essenciais durante o período da pandemia. Modal essencial para o deslocamento das equipes de saúde para seus postos de trabalho.
KELLY ARAUJO DE ANDRADE – ENFERMEIRA – durante a pandemia desempenhou a supervisão e adaptação dos procedimentos de higienização e limpeza das UPAs Boa Vista, Boqueirão, Campo comprido, Fazendinha, Pinheirinho, Sitio Cercado, Tatuquara e Cajuru.
LACY FERREIRA GUIDO – TÉCNICA DE ENFERMAGEM, atua no Hospital do Idoso Zilda Arns (HIZA) desde setembro de 2018. É colaboradora da unidade de internação. Durante a pandemia foi uma das responsáveis pela ajuda no atendimento a pacientes covid.
MARION BURGUER – MÉDICA INFECTOLOGISTA, trabalhou durante toda a pandemia na Coordenação dos Agravos Agudos no Centro de Epidemiologia. Representa todos os profissionais da SMS que atuaram durante a pandemia.
MAURÍCIO DE ALMEIDA PEREIRA DA SILVA – MÉDICO INTENSIVISTA DO HOSPITAL DO IDOSO ZILDA ARNS, durante a pandemia desempenhou sua função de médico na UTI do Hospital Vitória e, depois do seu encerramento da cessão à PMC, retornou a atuar no HIZA. O Hospital Vitória atendeu 4119 pacientes durante a pandemia.
NEUCIMARY AMARAL – ASSESSORA DA SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA, atuou no apoio à infraestrutura e logística da SMS durante o período da pandemia, atendendo à grande demanda de solicitações. Coordenou o processo de implantação do Pavilhão da Cura do Parque Barigui, e apoio na montagem do Centro de Vacinação Avelino Vieira. A Neucimary representa toda a equipe da Secretaria Municipal da Saúde que atuou na infraestrutura e foi incansável para garantir o bom atendimento à população.
NIVEA MARIA TEIXEIRA – TÉCNICA DE ENFERMAGEM, atuou durante a pandemia na Unidade de Saúde Xaxim. Em seu nome homenageamos todos os técnicos de enfermagem que atuaram nos serviços da SMS durante a pandemia.
NIVEA PEREIRA DE SOUZA – DIRETORA DO HOSPITAL SANTA CASA, foi uma das responsáveis pela abertura do Instituto de Medicina, em tempo recorde, para ampliação de leitos de atendimento a pacientes COVID, durante a pandemia. Ao Homenagear a Nívea lembramos de todos os gestores de serviços de saúde que atuaram naquele período da pandemia.
ROBERTO LIBERATO DALLAGRANNA – ENGENHEIRO CLÍNICO, durante a pandemia desempenhou exemplarmente a instalação, manutenção e logística dos equipamentos para os leitos de enfermaria e UTIs no Hospital Vitória, Hospital do Idoso, Bairro Novo, Upas e Casa Irmã Dulce. O profissional realizou a interface com os profissionais da saúde para atender à grande demanda de atendimento causada pela pandemia, possibilitando que hospitais e profissionais salvassem mais vidas.
SANDRA VARGAS – TÉCNICA DE ENFERMAGEM, trabalhou no pavilhão da cura desde o início da vacinação. Em seu nome homenageamos todos os trabalhadores da saúde que ajudaram a realizar a vacinação contra a covid.
SULIVAN ROBERTO DA SILVA – MÉDICO NA UNIDADE DE SAÚDE COQUEIROS. Durante a pandemia, atuou na linha de frente, quando a Unidade de Saúde passou a realizar atendimentos em Urgência e Emergência, em apoio às UPAs que estavam como retaguarda para os hospitais. Também atuou no treinamento de médicos e enfermeiros para procedimentos tais como intubação e estabilização.Representa todos os médicos da SMS que atuaram nesse período.
THIAGO TELES DE OLIVEIRA – ENFERMEIRO, responsável pelo Núcleo Interno de Regulação do Hospital Evangélico Mackenzie, atuou durante a pandemia recebendo os pacientes com COVID e não COVID, organizando os fluxos internos. Ao homenagear o Thiago lembramos de todos os trabalhadores dos hospitais SUS.

Nenhum comentário