Vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, a deputada Márcia Huçulak reforçou, nesta terça-feira (07/03) durante a apresentação do relatório de gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o pedido para substituição da frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Estado.
Como a responsabilidade de reposição dessa frota é do Governo Federal, Márcia já levou a demanda também a Brasília durante audiências realizadas com secretários do Ministério da Saúde.
“Precisamos somar esforços”, diz a deputada. “Muitas ambulâncias da frota estão com mais de cinco anos de uso, quando a recomendação é de que sejam substituídas com no máximo quatro anos”, disse Márcia.
O desgaste do uso aumenta a necessidade de manutenção e prejudica um serviço que, por essência, precisa ser ágil e eficiente, já que transporta pacientes com quadro de urgência. A frota no estado tem cerca de 350 ambulâncias.
Além da necessidade da renovação da frota do Samu, Márcia solicitou à Sesa que destine mais esforços às verbas de custeio do sistema de saúde estadual, em especial para apoio ao custeio das ambulâncias de suporte básico do SAMU que não dispõem da contrapartida estadual.
“Custeio é perene, todos os dias”, afirmou.
Nenhum comentário