A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) fará palestra nesta sexta-feira (03/03) na Conferência Municipal de Saúde de Umuarama.
Ela vai abordar a questão de garantia de direitos em Saúde e defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).
De acordo com Márcia, o reforço do SUS é fundamental para assegurar atendimento de qualidade à população, num cenário de demanda crescente de serviços.
“O SUS é um caso único no mundo, permite acesso de todos ao sistema de saúde e precisa ser cada vez mais priorizado, principalmente após a pandemia”, afirma ela, que foi responsável pelo combate à covid na capital.
Desafios
Este período pós-pandemia trouxe novos desafios à Saúde Pública.
Um problema que se repete em vários lugares é o acumulo de cirurgias eletivas, represadas durante a pandemia. Eletivas são aquelas intervenções não urgentes, agendadas pelo médico para, por exemplo, resolver problemas ortopédicos, circulatórios, de visão, entre outros.
Outra questão relevante é a necessidade de incorporar novas tecnologias ao sistema público, qualificando e ampliando o atendimento à população.
“O teleatendimento e a telemedicina, por exemplo, precisam ser mais utilizados. Cabe ao poder público viabilizar isso e garantir a qualidade dos serviços”, afirma. “Já o 5G abre muitas grandes possibilidades para os serviços de saúde.”
Especialista
Márcia tem mais de 36 anos de trabalha na gestão de Saúde Pública, com mestrado na Universidade de Londres especialização na Fundação Oswaldo Cruz. Está em seu primeiro mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Paraná, pelo PSD.
O combate à covid-19 em Curitiba foi considerado de referência no Brasil – a capital teve uma das menores taxas de mortalidade pela doença no país.
Conferência
As conferências municipais – como a que será realizada em Umuarama – são uma das etapas da Conferência Nacional de Saúde, cuja 17ª edição acontece em julho.
O encontro é realizado a cada quatro anos e funciona como espaço de diálogo entre governo e sociedade civil para elaboração das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nenhum comentário