“A celebração dos 170 anos de criação do Paraná reforça o grande nome da nossa terra, a força da nossa gente, a pujança da nossa economia e a prosperidade que nosso Estado oferece ao Brasil.”
A avaliação do prefeito Rafael Greca foi feita após palestra na sessão plenária da Assembleia Legislativa em celebração à data nesta terça-feira (29/08). “Profundamente honrado com o convite da egrégia Assembleia Legislativa.”
Em sua fala, Greca intercalou fatos e histórias da criação do estado com o desenvolvimento da capital, Curitiba.
A participação de Greca foi uma proposição da deputada estadual Márcia Huçulak (PSD).
O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, elogiou a iniciativa. “O prefeito é um profundo conhecedor da História do Paraná, dono de uma cultura inquestionável”, disse.
O deputado Reichembach (PSD), que subiu à tribuna após a palestra, elogiou a “feliz iniciativa” da deputada.
O prefeito encerrou sua participação na sessão destacando um trecho do Movimento Paranista, que surgiu no início dos anos 1920 e buscava reforçar a autenticidade e identidade regionais: “Paranista é aquele que em terras do Paraná lavrou um campo, vadeou uma floresta, lançou uma ponte, construiu uma máquina, dirigiu uma fábrica, compôs uma estrofe, pintou um quadro, esculpiu uma estátua, redigiu uma lei liberal, praticou a bondade, iluminou um cérebro, evitou uma injustiça, educou um sentimento, reformou um perverso, escreveu um livro, plantou uma árvore. Viva o Paraná! Viva a gente do Paraná!
Participantes
Além de deputados e alunos de duas turmas da sétima série do Instituto de Educação Erasmo Pilotto, que visitaram a Assembleia, a fala do prefeito foi acompanhada por: Eduardo Pimentel, secretário estadual das Cidades e vice-prefeito de Curitiba; Luiz Fernando Jamur, secretário de Governo Municipal e presidente do Ippuc; Maria Sílvia Bacila; secretária Municipal de Educação; Tatiana Turra, presidente do Instituto de Turismo de Curitiba; Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba; Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba; José Lupion Neto, presidente da Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba); Carlos Celso dos Santos Jr., superintendente da Guarda Municipal de Curitiba; coronel Júlio César Vieira, representante da secretaria estadual de Segurança; Cíntia Genguini, secretária municipal de Comunicação Social; Juliano Gevaerd , secretário municipal em exercício de Saúde de Curitiba; Gabriel Paris, diretor de patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba; Rodolfo Rose, diretor de gabinete da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho; e Fabricio Busatto, chefe de gabinete da Invest Paraná.
Nenhum comentário