Márcia Huçulak apresentou e discutiu nesta segunda-feira (12/09) com um público formado por professores, dirigentes e estudantes universitários de Curitiba os desafios da multidisciplinariedade nos tratamentos de Saúde.
A ex-secretária de Saúde da capital destacou que o enfoque multidisciplinar (portanto, de várias áreas do conhecimento) e mudança de estilo de vida são fundamentais para se chegar a uma Saúde mais preventiva (que evita os problemas) do que reativa (que “apenas” trata dos problemas quando eles aparecem).
Márcia deixa claro, no entanto, que não se trata de reduzir atenção no tratamento de doenças.
Mudança de hábitos
Além de políticas públicas direcionadas, é preciso também estimular cada vez mais que a população participe dos cuidados com sua saúde.
Problemas gerados por exemplo por excesso de peso, má alimentação, sedentarismo (falta de exercício físico) podem ser reduzidos significativamente com acompanhamento adequado e mudança de hábitos.
Escute seu Coração
Por isso, por exemplo, Márcia criou em Curitiba o programa Escute seu Coração, que ao promover cuidados preventivos com enfoque intersetorial ajudou a capital a sair do topo da incidência de tabagismo e a reduzir as mortes por doenças do aparelho circulatório.
“Os resultados nos animam, mas ainda temos muito trabalho pela frente”, afirma Márcia.
Discussão ampla
No encontro, Márcia ainda abordou o atendimento a doenças crônicas, a formação dos profissionais de saúde, as novas tecnologias na área, entre outros assuntos.
Veja mais sobre os debates de Márcia com a sociedade
Nenhum comentário