A ex-secretária de Saúde de Curitiba e candidata a deputada estadual (PSD, sob o número 55.555), Márcia Huçulak, destacou na noite desta segunda-feira (22/08) a importância da política na definição das ações que impactam a vida das pessoas.

Ela participou de encontro na Associação Brasileira de Odontologia – Seção Paraná (ABO-PR), em que foram debatidos temas ligados à saúde, incluindo o combate à covid-19 na capital (considerado “exemplar” e um “orgulho” por participantes da reunião).

“A política define grande parte das coisas que afetam diretamente a população”, afirmou. “Nas casas de lei, seja na Câmara de Vereadores, na Assembleia ou no Congresso, é onde se define o orçamento público, o destino dos investimentos, as políticas públicas, se faz a fiscalização do poder Executivo…”

A partir desse ponto de vista — e também do desafio direto que recebeu do governador Ratinho Jr para se tornar candidata e do apoio do prefeito Rafael Greca — que Márcia decidiu mudar o rumo de sua atuação na vida pública, que tem mais de 35 anos, e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná.

Ações de impacto

“Eu gosto da formulação técnica de medidas sobre o sistema de saúde, de pensar as melhores soluções junto com a equipe”, afirmou Márcia. “Dessa forma, se criam ações que impactam o coletivo.”

Dessa forma de atuar resultaram grandes conquistas para a saúde da capital, que tiveram participação direta de Márcia, como a redução da mortalidade infantil, o crescimento de quase 200% do atendimento de odontologia na rede municipal, a eliminação da transmissão de aids da mãe para o feto, entre muitos outros.

No caso específico da pandemia de covid-19, a gestão profissional e técnica fez com que Curitiba registrasse um número de mortes menor do que outras capitais.

“Poderia ter tido o dobro ou o triplo de óbitos se não fossem as ações que tomamos.”

Apoio e reconhecimento

Para o presidente da ABO-PR, Dalton Luiz Bittencourt, a então secretária demonstrou uma coragem muito grande e sensibilidade para tomar as medidas necessárias de enfrentamento da covid-19. “O trabalho foi motivo de orgulho para todos os paranaenses”, afirmou.

“Curitiba foi um exemplo para o Brasil em termos de organização, gestão e postura [durante a pandemia]”, completou Celso Minervino Russo, diretor da ABO-PR.

Márcia destacou ainda a importância dos profissionais de odontologia da rede municipal durante a pandemia. Com demanda restrita nos atendimentos da especialidade, por conta do vírus, eles atuaram diretamente na linha de frente da maior campanha de vacinação já realizada em Curitiba.