Como secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak viabilizou em menos de dois anos de trabalho a troca de toda a frota de 33 ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade.
Um feito que se enquadra bem em uma das principais características de Márcia como gestora pública de saúde: garantir estrutura e condições adequadas de trabalho para as equipes.
O principal resultado disso é que a população recebe um serviço mais eficiente. Com veículos novos e plenamente funcionais, por exemplo, o número de atendimentos diários do Samu aumentou 70% na capital.
Vida ou morte
Ambulâncias em boas condições e bem equipadas são fundamentais para garantir uma agilidade que muitas vezes pode significar vida ou morte para o usuário.
Como o nome diz, o Samu entra em ação (acionado pelo telefone 192) em casos de urgência médica, como um ataque cardíaco, crises variadas ou acidentes, entre muitos outros casos em que o atendimento rápido e eficaz é indispensável.
Trabalho integrado
Márcia destaca a importância da proatividade do município para se chegar à renovação completa da frota.
Os recursos para esses equipamentos podem ser federais ou estaduais. Portanto, é necessário fazer gestões no Ministério da Saúde ou no governo do estado, explica ela. A articulação com os representantes paranaenses no Congresso também é importante para o sucesso da ação.
“Quando se consegue amarrar todas as pontas do processo quem sai ganhando é a população”, diz a ex-secretária. “Foi isso que fizemos para renovar, pela primeira vez, toda a frota de ambulâncias do Samu em Curitiba.”
Antes desse trabalho, a última vez que havia sido feita reposição desses veículos fora em 2011.
Veja outras ações de Márcia
- Márcia contratou mais de 4 mil servidores para Saúde
- Ex-secretária ajudou a criar a primeira Central de Leitos de Curitiba
- Márcia coordenou a maior campanha de vacinação da História de Curitiba
- Mãe Curitibana foi ampliado e mortalidade infantil foi reduzida
- Márcia ampliou o combate à aids e diminuiu em 49% o número de casos
Nenhum comentário