Um dos resultados da boa gestão da pandemia em Curitiba está se refletindo no turismo da cidade, uma área que contribui fortemente para a retomada da economia local e que está em franca ascensão.

Segundo agentes do setor, um dos motivos é a segurança sanitária da capital paranaense, conquistada graças às ações tomadas durante a crise da covid-19, que fizeram de Curitiba referência para o Brasil.

Um dos indicativos mais importantes: Curitiba teve uma das menores taxas de letalidade entre os infectados com covid-19 (1,7%) das capitais.

Como secretária de Saúde, Márcia Huçulak liderou a gestão da pandemia na capital. Ela se reuniu com agentes de turismo da cidade nesta segunda-feira (01/08).

O setor de turismo foi um dos mais impactados pela pandemia em todo o mundo. Depois de dois anos de muitas dificuldades, o movimento em Curitiba está voltando com tudo. 

O movimento na Linha Turismo, por exemplo, cresceu mais de 560% no primeiro semestre deste ano.

Especialista na área, Tatiane Turra diz que as condições sanitárias da cidade têm grande relevância para a escolha dos destinos pelos turistas.

A capital paranaense ficou na oitava posição entre os destinos mais procurados do Brasil por estrangeiros para curtir as férias de julho, de acordo com uma pesquisa da empresa de viagens Decolar.

Viagem de ônibus

Quando o meio de transporte ônibus, a cidade apareceu em terceiro lugar como destino mais procurado no inverno, segundo levantamento do site de Outlet de Passagens, do grupo JCA.

“Eu costumo dizer que essa pandemia veio para reconfigurar o mundo”, avalia Márcia.

“Para sobreviver nós tivemos que enfrentar os obstáculos e encontrar novas formas de fazer as coisas. Acredito que algumas coisas necessárias durante a pandemia devem permanecer”, completa ela. Um exemplo? Os protocolos de segurança adotados pelo munícipio para os pontos turísticos e feiras.